Funcionamento Dos Cursos de Pós-Graduação a Distância

Os cursos de Pós-Graduação da Faculdade Única Ipatinga atendem todas as exigências da Resolução N° 01, de 08/06/2007 e da Portaria de Credenciamento junto ao MEC N° 1004, de 17/08/2017, publicada no DOU (Diário Oficial da União) em 18/08/2017, com validade em todo território nacional.

Os cursos de pós-graduação, na modalidade especialização, são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnológicos), ou demais cursos superiores reconhecidos pelo MEC.

O candidato deve acessar o site https://prominasunica.com.br/, clicar no botão vermelho no canto direito superior "Fazer Matrícula" e preencher seus dados. Ao final será gerado uma taxa de inscrição por cada curso. O candidato poderá efetuar o pagamento mediante boleto bancário ou cartão de crédito, podendo dividir em até 3 vezes a matrícula.

A inscrição somente será efetivada como matrícula quando o aluno efetuar o pagamento da primeira mensalidade do seu curso, visto que o prazo de duração do curso é contado a partir dessa data, sendo assim, o aluno interessado poderá agilizar seu curso, adiantando o pagamento da primeira mensalidade.

Após a matrícula efetivada, o aluno receberá informações pertinentes ao seu curso. Será disponibilizado o material didático online no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), também conhecido como “Portal do aluno”, para iniciar seus estudos, além de modelos de declarações gratuitas.

Pelo Portal/AVA o aluno poderá mudar de curso uma única vez (isento de taxa), dentro do prazo máximo de até 120 dias contados a partir da data de pagamento da taxa de inscrição e poderá aproveitar todas as parcelas quitadas, avaliações, disciplinas aprovadas, documentações etc.

Todos os cursos deverão ter duração mínima de 06 (seis) meses e máxima de 18 (dezoito) meses.

O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho e cursos de 1000 horas tem duração mínima de 12 meses).

O prazo de duração dos cursos será contado a partir da confirmação do pagamento da primeira mensalidade e considerando, também, a data de colação de grau de sua graduação.

A duração exata do curso depende exclusivamente do ritmo de cada aluno, que deverá cultivar uma disciplina adequada ao bom andamento dos estudos, aliado a um bom planejamento, para concluir o curso no menor prazo permitido.

A Faculdade Única possui material didático próprio, que consiste em apostilas e manuais desenvolvidos por seus professores (Mestres e Doutores) especialistas nos conteúdos ministrados, com grande experiência teórica e prática junto aos seus acadêmicos. Estes materiais são disponibilizados aos alunos de Pós-Graduação através do AVA/Portal do aluno, ou caso desejarem, poderão adquirir o mesmo material didático através de apostilas impressas e personalizadas, para o material impresso é cobrado uma taxa e o mesmo é enviado pelo correio ao aluno.

O aluno poderá ter acesso a todos os materiais didáticos para estudar, anotar suas possíveis dúvidas, fazer observações ou anotações nas próprias apostilas durante seu estudo e esclarecer junto aos nossos professores (Mestres ou Doutores) nos dias das aulas, encontros e seminários presenciais ou pelo email e 0800.

A Faculdade Única não trabalha com vídeo-aula, portanto, nesta modalidade de ensino, todas as disciplinas são ministradas através da internet com o material didático disponível no AVA/Portal do Aluno. O aluno deverá organizar seu tempo para estudos e poderá esclarecer suas dúvidas sobre os conteúdos e demais assuntos pertinentes ao seu curso junto à equipe pedagógica, que estará de plantão de segunda a sexta-feira, de 08 às 18 horas, além do atendimento via e-mail, Whatsapp dos setores, 0800 818 2121 e chat online.

1- A Avaliação Online (AVO) funciona da seguinte forma:
– Será realizada por meio do portal do aluno;
– Cada avaliação conterá 10 questões de múltipla escolha;
– A liberação será realizada de forma geral ou gradativa conforme o pagamento das mensalidades.

2- Avaliação Final (AVF) funciona da seguinte forma:
– Poderá ser realizada somente após a quitação do financeiro e ter no mínimo 5 meses de curso (ou 11 meses para cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho); com exceção dos alunos que desejam concluir em 03 (três) meses.
 A quitação dos pagamentos de todas as parcelas pode ser através de boleto bancário ou cartão de crédito.

Durante o curso, o acadêmico deverá fazer duas avaliações (AVO e AVF), ambas no valor de 10 pontos. A média das notas será extraída do somatório entre AVO + AVF = 20 pontos / 2 = Média da Nota.

Ex: AVO = 8 + AVF = 10 sendo assim: 18/2 = 9 Nota Final

O acadêmico tem o prazo de até 07 (sete) dias úteis e contados a partir da data de realização da avaliação para pedir por escrito a revisão de provas ou notas.

Caso o aluno não consiga atingir a nota mínima de 07 (sete) pontos na disciplina, ele deverá entrar em contato com nossa equipe pedagógica e solicitar as avaliações de recuperação conforme disciplina desejada. As avaliações de recuperação poderão ser de questões abertas (resenha crítica, resumo, dissertação ou projeto de trabalho) e têm o valor de 10 pontos.

Durante o curso, ocorrerão 2 encontros presenciais.

No primeiro encontro, o aluno receberá todas as informações sobre o funcionamento da instituição, do curso, as instruções e o passo a passo de como fazer o artigo e projeto. As datas e locais dos encontros estarão disponíveis em seu Portal, através do link Meu Curso/Agenda Educacional.

O segundo encontro será destinado à realização da AVF. O acadêmico receberá um e-mail do setor responsável informando sobre data, local e horário da realização do mesmo.

A partir da matrícula efetivada, o aluno terá disponível em seu portal o material didático necessário para iniciar seus estudos, devendo manter em dia os pagamentos das mensalidades contratadas e os demais requisitos obrigatórios para conclusão do curso. Como material de apoio às aulas, a instituição disponibiliza apostilas on-line (gratuitas), disponíveis em PDF no Portal do Aluno.

Caso o acadêmico queira apostilas impressas (via correios), poderá requisitá-las e parcelar em até 4 vezes, sendo que as apostilas serão enviadas via correios para o endereço do aluno em até 30 dias úteis, após o pagamento da 1° parcela do material.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório para todos os cursos de pós-graduação, podendo este ser um artigo ou monografia. A apresentação do TCC é obrigatória somente para os cursos da área de Engenharia, podendo esta ser feita por meio de videoconferência.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve ser um trabalho de revisão bibliográfica, que disponha de no mínimo referência de 3 (três) autores acadêmicos, contendo de 5 (cinco) a 10 (dez) páginas, contadas a partir do resumo a conclusão. Não é aceito estudo de caso, projetos, pesquisa em campo ou relato de experiência.

O TCC é uma atividade acadêmica que consiste na sistematização, registro e apresentação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, produzidos na área do curso, como resultado do trabalho de pesquisa, investigação científica e extensão.

Após a conclusão do trabalho, o acadêmico poderá enviá-lo para correção a qualquer momento, se confirmado pagamento da primeira mensalidade.

A Faculdade Única de Ipatinga têm o prazo de até 30 (trinta) dias úteis para correção do TCC.

No decorrer do curso, o acadêmico poderá entrar em contato com os nossos tutores para orientações sobre o desenvolvimento do trabalho.

Após finalizar seu trabalho, você deverá enviá-lo em um único arquivo “Word” por meio de seu Portal da seguinte forma:

– Selecione o seu curso e clique em “Estudar”. Depois, vá em “Meu Curso” – “Meu TCC” – “Enviar TCC”.

– Logo após coloque o título do seu trabalho e selecione o arquivo.

A correção com urgência é um serviço opcional e tem o valor de R$50,00 (cinquenta reais). O trabalho será corrigido em 4 (quatro) dias úteis. Para pedir este serviço não é necessário entrar em contato com a instituição. O aluno precisa, primeiro, concluir o seu TCC, anexá-lo e enviá-lo pelo portal. Para isso, realize os seguintes passos:

– Selecione o seu curso e clique em “Estudar”. Depois, vá em “Meu Curso” – “Meu TCC” – “Enviar TCC”.

– Logo após, selecione o arquivo, coloque o título, anexe o arquivo e clique em enviar.

– Um ícone ficará disponível no canto direito da mesma tela. O aluno deverá clicar para solicitar a correção de urgência e gerar o boleto.

Após gerar o boleto, o TCC ficará disponível no campo “Financeiro” do Portal para ser quitado e o setor de TCC será comunicado assim que o sistema confirmar o pagamento do mesmo.

É importante ressaltar que o Trabalho de Conclusão de Curso deve ser inédito. Caso seja verificada a evidência de plágio, o acadêmico será REPROVADO nessa disciplina. Neste caso, para concluir o curso, o acadêmico deverá rematricular na disciplina de TCC, efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 300,00 (trezentos reais, dividido em até duas vezes) e enviar um novo TCC.

A média para aprovação será de 7,0 (sete) pontos.

A apresentação do TCC não é obrigatória. Contudo, caso o aluno queira realizá-la, o acadêmico deverá entrar em contato com o setor de Agenda Educacional por meio do e-mail agendaeducacional@faculdadeunica.com.br, após o recebimento de sua ATA de aprovação

Somente os alunos matriculados antes de Junho/2015 poderão enviar o TCC para o e-mail tcc@faculdadeunica.com.br.

Vale lembrar que o TCC não será aceito em formato, PDF, escaneado, no corpo do e-mail, impresso ou em arquivos separados.

O aluno possui disponível no Portal do Aluno as declarações gratuitamente. Caso precise de uma declaração personalizada, você deve consultar os valores no suporte ao Aluno 0800 818 2121 e solicitar através do Portal do Aluno no campo “Documentos”, e depois “Solicitação de Declaração”.

São disponibilizadas as declarações: Declaração de Matrícula, Declaração de Cursando, Declaração de Conclusão, Declaração de Ofício e Declaração de Presença em Seminários.

Declaração de Conclusão: Após cumprir todos os pilares obrigatórios, o aluno poderá acessar o site e imprimir a declaração de conclusão (gratuita) ou solicitar um novo modelo de declaração acompanhada do histórico escolar, caso seja necessário.

De acordo com a legislação brasileira, o aluno que concluir, com aprovação satisfatória, um curso de pós-graduação lato sensu faz jus ao título de “Especialista”. O Certificado será emitido pelas Faculdade Única e entregue ao aluno dentro de um prazo médio entre 15 a 90 dias, após o aluno cumprir todos os pilares obrigatórios para conclusão do curso, conforme descrito no Manual do Aluno.

A primeira via do Certificado será totalmente gratuita, mas, em caso de extravio ou perda pelo próprio acadêmico, a instituição, emitirá a segunda via do documento mediante pagamento da taxa no valor de R$ 500,00, referente às despesas administrativas, envio dos correios e custos operacionais.

A qualquer momento após a conclusão do curso, mesmo antes da entrega do certificado, o aluno poderá acessar o site e imprimir a declaração de conclusão (gratuita) ou solicitar um novo modelo de declaração acompanhada do histórico escolar, caso seja necessário.

O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 08h às 18hs, ou ainda, através dos nossos canais de comunicação:

  • faleconosco@prominasonline.com.br

  • Telefone: 0800 818 2121

  • Chat Online pelo site https://prominasunica.com.br/.

  • Interação online pelo Facebook e Instagram

  • Whatsapp

    • (31) 99304-5497 (tim)
    •  (31) 99544-4198 (vivo)
    •  (31) 98966-8513 (oi)
    •  (31) 99431-2121 (tim)
  • E-mail: faleconosco@prominasonline.com.br

  • Escritórios Regionais

Os pilares obrigatórios para conclusão do curso e recebimento do Certificado são:

a-) Cumprido o tempo mínimo de curso exigido.
b-) Ser aprovado em todas as disciplinas do curso com nota mínima de 07(sete) pontos;
c-) Ter quitado todas as parcelas do curso;
d-) Entregar todas as documentações exigidas para efetivar a matrícula e emissão do Certificado do curso;
e-) Ser aprovado no TCC (artigo ou monografia) com nota mínima de 07 (sete) pontos.

Documentos obrigatório para emissão do Certificado

  1. Diploma de Graduação (cópia autenticada em cartório)

  2. Histórico de Graduação; (cópia simples)

  3. 2 Fotos 3×4 (iguais e recentes);

  4. Certidão de Nascimento ou Casamento; (cópia simples)

  5. CPF e Carteira de Identidade; (cópia simples)

  6. Título de Eleitor com comprovante da última votação; (cópia simples)

  7. Comprovante de endereço. (cópia simples)

É permitido o cancelamento do curso, sem multa e com a restituição de valores, em até sete dias após o pagamento da taxa de inscrição. Após este prazo o cancelamento pode ser realizado, mas não haverá a restituição dos valores pagos.

Para fazer o trancamento do curso, o acadêmico deverá estar em dia com os pagamentos das mensalidades e pagar o valor da taxa estipulada. Em caso de retorno ao curso, o acadêmico poderá reaproveitar todas as mensalidades quitadas ou fazer abatimento no valor de outro curso desejado.

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