Módulo | Disciplina | CH |
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O ensino superior no Brasil. A Universidade na sociedade. Legislação da Educação Superior. A prática docente no contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As teorias pedagógicas. A didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de ensino e prática docente. Avaliação educacional. Ambiente virtual de aprendizagem e tecnologias para o ensino. Interações em sala de aula EAD e Presencial: o papel dos professores e dos alunos.
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Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões.
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O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer?
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Ergonomia: Conceito: Aspectos Gerais da Ergonomia e seu Caráter Transdisciplinar ; Conceitos e Definições da Ergonomia; Objetivos Gerais da Ergonomia;Objetivos Micro e Macroergonômicos; O Profissional Ergonomista; Caráter Transdisciplinar da Ergonomia; Ergonomia: Disciplina Útil, Prática e Aplicável; Benefícios da Interface de Atuação da Ergonomia; Domínios de Especialização da Ergonomia na Atualidade; Evolução Histórica da Ergonomia; Da Antiguidade ao Mundo Moderno; Ergonomia na Primeira Metade do Século XX; A Ergonomia na Segunda Guerra Mundial; Ergonomia na Contemporaneidade; A Ergonomia no Brasil - Para Refletir; Aplicações da Ergonomia; Ergonomia de Concepção; Ergonomia de Correção, de Enquadramento ou de Remanejamento; Ergonomia de Conscientização; Ergonomia de Participação; Ergonomia Aplicada na Indústria; Ergonomia Aplicada na Agricultura, na Mineração e na Construção Civil; Ergonomia Aplicada no Setor de Serviços; Ergonomia Aplicada na Vida Diária; Ergonomia Contemplando as Minorias Populacionais; Enfoques de Atuação da Ergonomia.
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Noções Básicas de Direito e Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) ; As Fontes do Direito; Hierarquia das Fontes Formais ; Princípios do Direito do Trabalho; Organização Internacional do Trabalho (OIT); Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT); Linha do Tempo ; Os Direitos Trabalhistas nas Constituições ; Normas Regulamentadoras do Trabalho;Relações Trabalho/Saúde/Doença; Conforto, Higiene, Segurança no Trabalho: Medidas Gerais de Proteção; NR 01; NR 07; NR 17; Portaria 3751/1990 a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho; Normas ERG BR; ABNT e INMETRO; Associação Brasileira de Ergonomia – ABERGO; Normas ERG BR ; Grupos Técnicos da ABERGO; ABNT e INMETRO; Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); ISO/TR 16982:2002 (Confirmada em 2017); ABNT ISO/TR 9241-100:2012.ABNT ISO/TS 20646:2017 (Confirmada em 2018).ABNT NBR 16537:2016 (Versão Corrigida 2:2018).ABNT NBR ISO 11228-2:2017. ABNT NBR ISO 11226:2013 (Confirmada em 2018). ABNT NBR ISO 15535:2015 (Confirmada em 2018).Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO); Aspectos Gerias sobre Ergonomia e Produtividade; Consequências de um Ambiente não Ergonômico.
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Notas De Ergonomia Física E Ambiental ; Ergonomia Física; Ergonomia Ambiental; Sistemas Do Corpo Humano De Interesse Da Ergonomia; Sistema Esquelético; Sistema Muscular; Sistema Nervoso; Filme Sobre O Assunto: Batalhadores; Estudos Antropométricos, Os Postos De Trabalho E Acessibilidade; Antropometria; Antropotecnologia; Monotonia, Fadiga E Motivação; Análises Ergonômicas Dos Postos De Trabalho; Acessibilidade; Filme sobre o assunto: Dança Comigo?; Fisiologia Humana; Estrutura Do Músculo; Contração Muscular; A Energia Mecânica; Açúcar, Gordura E Proteína; Tipos De Trabalho Muscular: Dinâmico E Estático; Biomecânica; Métodos Para Análises Em Ergonomia Física; Filme Sobre O Assunto: Soul Surfer; Peça De Teatro: Entre Escadas.
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Ergonomia Cognitiva; Objetivos Da Ergonomia Cognitiva; Utilidade E Aplicações Da Ergonomia Cognitiva; Evolução da ergonomia cognitiva; Ergonomia Cognitiva E Suas Conexões; Filosofia – O Começo de Tudo; Psicologia; Componentes Da Ergonomia Cognitiva; Sensação e Percepção; Memória; Nível 1 - Memória Sensorial; Nível 2 - Memória de Curto Prazo; A Tomada de Decisão ; A Aplicação das Inteligências Múltiplas na Ergonomia Cognitiva; Metodologia Para Ergonomia Cognitiva; Métodos e técnicas utilizados na EC; Decision-Action Analysis; Distributed Cognition Analysis; GOMS (Goais, Operators, Methods and Selection); Análise de Protocolos Verbais; Mapas Cognitivos; Elaboração e Uso de Mapas Cognitivos; Análise Cognitiva da Tarefa; Análise Hierárquica da Tarefa; Alocação de Funções; Risco Ergonômico. Erro e Confiabilidade Humana; Risco Ergonômico; Acidente, Erro e a Confiabilidade Humana.
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Modelos de racionalidade produtiva;Modelos de racionalidade produtiva da ‘imprensa de tipos’ à ‘racionalidade produtiva’; Taylorismo; Fordismo; Toyotismo; Novas formas de organização do trabalho, produção enxuta e ergonomia; Importância do layyout; Macroergonomia motivação para o enfoque atual da macroergonomia; Fatores; A praticidade da macroergonomia; Aplicabilidade da macroergonomiamétodos top down e bottom up; Modelo sociotécnico – top down; Análise macroerognômica do trabalho (amt) – bottom up a amt compreende as seguintes etapas clima e cultura organizacional; Qualidade de vida no trabalho; Conceito e definições; Qualidade de vida no ambiente laboral; Aplicação da amt para a avaliação da qvt; Métodos utilizados na macroeconomia; O ergonomista toma como base para seu trabalho.
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Design / ergodesign / engenharia de usabilidade e orientação em ambientes específicos; Design e Objeto; Design Universal; Ergodesign; Interação Humano-Computador (IHC) x Design de Interação; A Usabilidade das Interfaces; Orientação Espacial em Ambientes Específicos; Acessibilidade e seus Componentes; Os Métodos usados pela Ergonomia; Ergonomia do Ambiente Construído; Orientação espacial em ambientes específicos (ii) E psicopatologias do trabalho; Wayfinding em Ambiente Hospitalar – Apontamentos sobre uma Pesquisa; Sicopatologias do Trabalho; Satisfação no Trabalho – um Caminho a ser Perseguido; Estresse; Síndrome de Burnout; Estresse x Síndrome de Burnout ; LER/DORT; Ginástica laboral; Definição e Proposta de Implantação; Benefícios da Ginástica Laboral; Modalidades de Ginástica Laboral; Ginástica Laboral e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).
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TOTAL | 720h |
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O que você vai Aprender
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Perguntas Frequentes
De acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), profissionais pós-graduados recebem cerca de 66% a mais do que seus colegas que possuem somente graduação. Ter uma especialização aumenta em torno de R$ 1.800,00 no salário, sendo que, em algumas carreiras, esse valor pode ser triplicado.
A carga horária é variável e está na descrição de cada curso.
O tempo de conclusão da sua pós vai depender do seu ritmo de estudo, com duração mínima de 6 meses até 18 meses.
*Exceto para o curso de Engenharia e Segurança do Trabalho, cuja duração mínima é de 12 meses.
A Faculdade Única recebeu nota 4 no CI-EaD (escala de 1 – 5). Mas, afinal, o que é isso? O Conceito Institucional (CI) é a nota que o Ministério da Educação (MEC) utiliza para avaliar, após a visita, todas as instalações, políticas de ensino e fatores administrativos da instituição. Isso significa que a Faculdade Única oferece ótimas condições para ofertar seus cursos e mostra como a instituição vem se fortalecendo ainda mais ao longo dos mais de 20 anos de atuação. Mais de 500 mil alunos em todo o Brasil já passaram pelo Grupo Educacional Prominas e estão atuando no mercado de trabalho.
Nossa missão é transformar vidas através da educação!
A Faculdade Única fazem parte do Grupo Prominas, um dos maiores grupos educacionais do Brasil que atuam com a oferta de educação superior há mais de 20 anos no ensino presencial e a distância, com o objetivo de transformar vidas pela educação.
EaD é a sigla para Ensino a Distância, utilizada para identificar a modalidade de ensino ocorrida em ambiente virtual, ou seja, sem a necessidade de presença física em uma universidade para o processo de aprendizagem.
Tem sim, nos termos do art. 5º do Decreto n° 5.622 de 2005: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos. Reconhecido pelo MEC, constando os nomes dos professores do curso nos históricos escolares que acompanham o certificado.
Porque essa pode ser uma estratégia eficiente para ser uma referência na sua área de atuação, já que atualmente é importante cada vez ampliar seu conhecimento e, ainda, saber em detalhes sobre um assunto específico. É sempre bom lembrar que uma especialização torna o seu currículo mais atrativo e ajuda você a aumentar sua pontuação na prova de títulos, ao participar de concursos públicos, por exemplo.