Módulo | Disciplina | CH |
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O Sistema Único de Saúde numa Perspectiva Histórica e no Contexto das Políticas Públicas; História da Saúde no Brasil – Linha do Tempo; O Sistema Único de Saúde– SUS; Normas Operacionais do SUS (Nob/Noas), Pacto pela Saúde; Normas Operacionais do SUS; Norma Operacional Básica – Nob; Norma Operacional de Assistência a Saúde – Noas; Pacto pela Saúde; Pacto pela Vida; Pacto de Gestão do SUS; Pacto em Defesa do SUS; As Principais Portarias que Regulamentam o Pacto pela Saúde; Organização da Assistência à Saúde; Política Nacional de Humanização (Pnh); Política Nacional da Atenção Básica (Pnab); Programa de Melhoria do Acesso e de Qualidade (Pmaq); Saúde da Família como Estratégia da Mudança.
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80h |
2 |
A Construção da Vigilância em Saúde e Conceitos: Introdução a Epidemiologia; Causalidade; Endemias, Epidemias, Surtos e Pandemias; Investigação Epidemiológica de Casos e Epidemias; Estudos Epidemiológicos; Epidemiologia Observacional: Descritivo e analítico; Epidemiologia Experimental: Ensaio Clínico Randomizado, Ensaio de Campo e Ensaio Comunitário. Epidemiologia e os Serviços de Saúde; Modelos de Atenção à Saúde no Brasil; A Epidemiologia na Organização dos Serviços de Saúde; O Uso da Epidemiologia no Contexto da Estratégia Saúde da Família (ESF); Vigilância de Doenças e Agravos à Saúde: Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis e Vigilância Epidemiológica de Doenças Não-transmissíveis; Medidas de Ocorrência dos Eventos Relacionados à Saúde-Doença; Definindo Saúde e Doença; Medindo a Ocorrência de Doenças; Utilizações da Informação Disponível para Medir Saúde-doença: Mortalidade e Morbidade; Indicadores de Saúde: Tipos e Aplicações; Sistemas de Informação em Saúde e Vigilância Epidemiológica.
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80h |
3 |
Histórico do Conceito de Saúde-Doença no Mundo; Histórico do Conceito de Saúde-Doença no Brasil; Promoção de Saúde no Mundo e Conferências Internacionais de Saúde; Promoção de Saúde no Brasil e Conferências Nacionais de Saúde; Políticas Públicas de Saúde: Sistema Único de Saúde; Pacto Pela Vida; Pacto Pela Saúde; Pacto em Defesa do SUS; Pacto de Gestão; Atenção Primária e Estratégia de Saúde da Família; Política Nacional de Promoção à Saúde; Política Nacional de Humanização; Programa Nacional de Imunização; Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB); Programa Nacional de Combate ao Tabagismo; Educação em Saúde: Contexto Histórico da Educação em Saúde no Brasil; Bases Teóricas dos Processos Educativos; A Educação em Saúde na Política de Atenção Básica; Política Nacional de Educação Permanente em Saúde; Política Nacional de Educação Popular.
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80h |
4 |
Sistemas de Saúde e Organização de Serviços: Sistema Único de Saúde (SUS); Planejamento da Saúde Pública Brasileira; Atenção à Saúde e Modelos Assistenciais; Estratégia Saúde da Família (ESF): Implantação da Estratégia – Do PSF ao ESF; Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); Composição e Atribuições dos Profissionais da Estratégia Saúde da Família; Assistência na Atenção Básica para ESF; Atenção Integral à Saúde da Criança; Atenção Integral à Saúde da Mulher; Atenção Integral à Saúde do Adulto; Atenção Integral à Saúde do Idoso.
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80h |
5 |
Sistemas de Saúde e Organização de Serviços; Serviços de Saúde: Conceitos e Tipologia; Planejamento em Saúde; Sistemas de Informação em Saúde; Gestão Logística em Saúde; Aspectos Operacionais de Logística em Saúde; Fluxo de Gestão de Materiais em Saúde; Identificação de Medições do Desempenho Logístico nos Serviços da Saúde; Gestão da Qualidade; Qualidade em Serviços de Saúde e seus Indicadores; Acreditações; Certificações.
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80h |
6 |
Ética; Ética e Moral; Conceitos, Princípios e Fundamentos; Princípios e Valores: Bioética, Equidade e Igualdade, Justiça, Imparcialidade, Negligência, Imprudência e Imperícia; Direitos e Deveres em Relação à Ética Profissional; Ética Profissional: Sigilo Profissional, Ética Profissional e Relações Sociais; Regras Deontológicas; Códigos de Ética; Deveres Profissionais e Competências Éticas; Legislação e Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem: Lei 5.905/73; Características dos Conselhos de Enfermagem: Lei n 7.498/86, de 25 de Junho de 1986 e Resolução Cofen nº 0564/2017; Principais Documentos que Amparam e Estipulam Garantias aos Seres Humanos; Diretrizes e Normas de Pesquisa com Seres Humanos; Princípios Básicos: a Beneficência, o Respeito à Pessoa e a Justiça; Projeto de Pesquisa; Qualificação dos Pesquisadores; Avaliação do Risco-Benefício; Consentimento Informado; Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos; Principais Pendências que Ocasionam Devolução ou Pendência de Projetos de Pesquisa pelo CEP-CONEP.
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7 |
Neoliberalismo e Políticas Públicas e Sociais; Políticas de Emancipação no Estado Capitalista; Gestão Democrática em Educação e Saúde; Terceiro Setor no Brasil: Questões Jurídicas, Administrativas e Sociais; Transformações na Família: Sua Relação com O Trabalho, A Cultura e A Sociedade; Trabalhando com Famílias em Saúde da Família.
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80h |
8 |
Introdução à Gestão de Saúde Pública. Organização e Funciona mento do SUS. Principais Instrumentos de Gestão do SUS. Políticas Públicas de Saúde: definição, objetivos e princípios. O conceito de Promoção a Saúde adotado pelo SUS. A saúde suplementar no Brasil. Tópicos complementares: início da vida, aborto, doação de órgãos e fase terminal.
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80h |
9 |
O Cenário da Urgência e Emergência; Definição de Urgência e Emergência; Contextualização: do Princípio ao Cenário Atual; Aspectos Históricos da Implantação do Serviço de APH; Contextualização: O que é o SUS?; Portarias e Marcos Legais; Portaria N.º 2.923/1998; Portaria N.º 479/1999; Portaria N.º 2.048/2002; Urgência e Emergência e o SUS; Portarias e Marcos Legais; Portaria N.º 1.828/2004; Portaria N.º 2.657/2004; Portaria N.º 2.972/2008; Portaria N.º 1.020/2009; Portaria N.º 1.601/2011; Portaria N.º 1.010/2012; Portaria N.º 342/2013; Portaria N.º 10/2017; Política Nacional de Atenção às Urgências e Rede de Atenção às Urgências; Contextualizações: da Criação e Implementação da PNAU; Portaria N.º 1.863/2003; Portaria N.º 1.864/2003; Portaria N.º 2.072/2003; Portaria N.º 2.971/2008; Portaria N.º 4.279/2010.
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TOTAL | 720h |
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O que você vai Aprender
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Perguntas Frequentes
De acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), profissionais pós-graduados recebem cerca de 66% a mais do que seus colegas que possuem somente graduação. Ter uma especialização aumenta em torno de R$ 1.800,00 no salário, sendo que, em algumas carreiras, esse valor pode ser triplicado.
A carga horária é variável e está na descrição de cada curso.
O tempo de conclusão da sua pós vai depender do seu ritmo de estudo, com duração mínima de 6 meses até 18 meses.
*Exceto para o curso de Engenharia e Segurança do Trabalho, cuja duração mínima é de 12 meses.
A Faculdade Única recebeu nota 4 no CI-EaD (escala de 1 – 5). Mas, afinal, o que é isso? O Conceito Institucional (CI) é a nota que o Ministério da Educação (MEC) utiliza para avaliar, após a visita, todas as instalações, políticas de ensino e fatores administrativos da instituição. Isso significa que a Faculdade Única oferece ótimas condições para ofertar seus cursos e mostra como a instituição vem se fortalecendo ainda mais ao longo dos mais de 20 anos de atuação. Mais de 500 mil alunos em todo o Brasil já passaram pelo Grupo Educacional Prominas e estão atuando no mercado de trabalho.
Nossa missão é transformar vidas através da educação!
A Faculdade Única fazem parte do Grupo Prominas, um dos maiores grupos educacionais do Brasil que atuam com a oferta de educação superior há mais de 20 anos no ensino presencial e a distância, com o objetivo de transformar vidas pela educação.
EaD é a sigla para Ensino a Distância, utilizada para identificar a modalidade de ensino ocorrida em ambiente virtual, ou seja, sem a necessidade de presença física em uma universidade para o processo de aprendizagem.
Tem sim, nos termos do art. 5º do Decreto n° 5.622 de 2005: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos. Reconhecido pelo MEC, constando os nomes dos professores do curso nos históricos escolares que acompanham o certificado.
Porque essa pode ser uma estratégia eficiente para ser uma referência na sua área de atuação, já que atualmente é importante cada vez ampliar seu conhecimento e, ainda, saber em detalhes sobre um assunto específico. É sempre bom lembrar que uma especialização torna o seu currículo mais atrativo e ajuda você a aumentar sua pontuação na prova de títulos, ao participar de concursos públicos, por exemplo.