Módulo | Disciplina | CH |
---|---|---|
1 |
O Conhecimento e a Construção de Valores; Família e Escola: construção social; A Orientação Social Frente à Indisciplina; O trabalho em rede e o mapeamento da rede para fins de processos educacionais; Rede de proteção social a infância e adolescência; relação da escola com à família e à comunidade; Papéis da família, da comunidade, sociedade e do Estado em relação ao direito à educação preconizado na CF/88; Orientações para o trabalho sociopedagógico frente as novas demandas postas à escola.
|
80h |
2 |
Reflexão Sobre os Conceitos de Alfabetização e Letramento; Breve Histórico dos Métodos de Alfabetização no Brasil; Qual o Melhor Método de Alfabetização Para as Crianças?; O Processo de Construção da Escrita; Contribuições de Emília Ferreiro; Contribuições de Magda Soares; BNCC: O Que Muda no Processo de Alfabetização e Letramento; Alfabetização e Letramento Segundo a BNCC; Práticas de Alfabetização e Letramento; Refletindo Sobre a Formação de Professores.
|
80h |
3 |
As Tendências Pedagógicas na Didática e Organização do Trabalho Pedagógico; A Presença das Tendências Pedagógicas Atuais no Processo Educacional; Teoria dos L.S. Vigosky, Uma Abordagem Interativa no Processo de Aprendizagem de Ensino; Planejamento Participativo no Contexto Escolar; Educação administrativa: Planejamento e Organização; Organização; Os Ambientes Educativos Diferenciados: Estilos de Aprendizagem; Os estilos de Aprendizagem e os Ambientes Educativos.
|
80h |
4 |
O Ensino Como Narração nos Níveis Iniciais; Letramento e Desenvolvimento Humano; TEXTO DISSERTATIVO EXPOSITIVO; Promoção da Leitura e os Textos em si; Atividades Relacionadas ao Desenvolvimento de Competências; Considerações Importantes a Respeito do Texto Descritivo; A Importância da Leitura e dos Textos Desde a Infância.
|
80h |
5 |
História da Comunicação Humana; A Comunicação Humana; Fatores De Comunicação Humana; A comunicação no Ensino Infantil; Algumas Considerações Teóricas de Utilidade Para Professores no Ensino Infantil; O Receptor: Como Falamos Com as Crianças; A Construção da Escrita Pela Criança; O Princípio da Construção da Escrita; Etapas do Processo de Escrita.
|
80h |
6 |
Os Fundamentos da Prática de Ensino da Alfabetização e do Letramento Para as Crianças; Meio Ambiente, Escola, Professor e Aluno em uma Estratégia Política; Níveis de Conhecimento no Letramento; A política de Inclusão na Escola e sua Repercussão no Ensino da Leitura e da Escrita; A Inclusão Educativa; Inclusão: Entre Ser e Ser Deve Ser; O Papel Social Da Leitura E Da Escrita; A Leitura Como Uma Prática Sociocultural e Uma Ferramenta Para Alcançar a Equidade Social Através do Ensino; Importância da Leitura na Sociedade Atual.
|
80h |
7 |
Introdução ao Estudo do Planejamento; Planejamento da Educação; Desenvolvimento e Planejamento da Educação Superior; Planejamento Participativo em Educação; A Importância do Planejamento na Educação; Planejamento: do Curricular ao Instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A Avaliação Educacional como Processo Histórico Social; Avaliação e sua Importância na Educação.
|
80h |
8 |
Concepção de Infância, Família e Sua Historicidade; A Infância na História; O Papel do Educador; A Relação da Família, Escola e Sociedade; A Repercussão da Autonomia das Crianças no que Tange à Relação Família-Escola; Relação Família-Escola; Educação Infantil nos Aportes de Piaget; A Influência de Jean Piaget na Pedagogia; Inteligência Sensorial-Motor.
|
80h |
9 |
A Invenção da Infância: História e Construções: Do; Termo “Infância” e; Contexto Sócio Histórico; Infância na Idade Antiga; Infância na Idade Média; Infância no Renascimento; Infância na Idade Moderna; A Infância no Brasil; A chegada europeia, a constituição familiar e a infância; A Infância dos Séculos XIX e XX; A Infância no Pós-ECA; Temas de Infância e Educação na Contemporaneidade; Subjetividade; Diversidade e Implicações Curriculares; Temas e Desafios Contemporâneos:; Mídias e Tecnologias; Consumo e Consumismo; Gênero, Afetividade e Sexualidade.
|
80h |
TOTAL | 720h |
Faça Agora 2 Pós por 12×49,90 cada
Pós-Graduação EaD em
ALFABETIZAÇÃO
Área: Educação
: 720H



Método de Formação Rápida
Início Imediato
100% Online
TCC Opcional
Conclusão em 6 meses
Convênios para estágios
Reconhecido pelo MEC
Suporte personalizado
🚀 Garanta agora a
melhor OFERTA de hoje!
Turbine seu currículo, torne-se o melhor profissional da educação e escolha as melhores instituições de ensino que você quer trabalhar.
Conheça os Detalhes do seu Curso
O curso de Pós-Graduação em Alfabetização conta com professores altamente capacitados e aborda temas atuais ligados à alfabetização e o processo de construção da escrita, os ciclos de alfabetização da criança e os impactos das políticas de inclusão e diversidade nas escolas, reforçando assuntos relevantes para a atuação na área. Essa especialização tem como objetivo garantir que você adquira conhecimentos específicos para atuar no processo de desenvolvimento de aprendizagem do aluno.
O que você vai Aprender
Módulo | Disciplina | CH |
---|---|---|
1 |
80h |
|
2 |
80h |
|
3 |
80h |
|
4 |
80h |
|
5 |
80h |
|
6 |
80h |
|
7 |
80h |
|
8 |
80h |
|
9 |
80h |
|
TOTAL | 720h |
Preciso de uma tutoria online sobre o CONTEÚDO:
Aprenda com os melhores professores

Renato Porto
Doutor e Mestre em Direito pela UNESA

Alexandre Salim
Doutor em Direito

Dahyana Siman
Mestrado em Desenvolvimento Regional

Aline Carneiro
Pós doutorado em Geografia
Pós-Doutorado em Nanotecnologia

Roney Rodrigues
Pós-doutorando em Biologia Animal
Doutor em Biologia Animal

Fabiana Miraz
Pós-Doutorado Língua Portuguesa

Daniela Pala
Pós doutorado em Nutrição

Márcia de Oliveira
Doutora e Mestre em Educação
A pós-graduação é para mim?
Análise se um desses motivos faz sentido para você.
Boleto
12x R$ 331,66
12x R$ 120,00
12x R$ 120,00
Investimento Inicial de R$180,00.
- ✔️ Compra 100% Segura
- ✔️ Garantia de 7 Dias
- ✔️ Suporte Online
Cartão
12x R$ 120,00
12x R$ 99,90
12x R$ 99,90
Cartão Recorrente
Investimento Inicial de R$180,00.
Investimento Inicial de R$180,00.
- ✔️ Compra 100% Segura
- ✔️ Sem Juros
- ✔️ Sem Taxas Abusivas
- ✔️ Garantia de 7 Dias
- ✔️ Suporte Online
À VISTA
R$ 1798,20
R$ 1198,80
Investimento Inicial de R$180,00.
R$ 1198,80
Investimento Inicial de R$180,00.
- ✔️ Compra 100% Segura
- ✔️ Sem Juros
- ✔️ Sem Taxas Abusivas
- ✔️ Garantia de 7 Dias
- ✔️ Suporte Online
Garanta Agora o seu Bônus para a retomada dos Concursos em 2023
SUPER BÔNUS para acelerar seus estudos




Risco zero para o seu bolso
Se não gostar do curso por qualquer motivo, devolvemos todo seu investimento. E por que estamos fazendo isso? Por que temos mais de 489 mil profissionais satisfeitos e a certeza que com você não será diferente.
Queremos que se sinta absolutamente seguro de estar fazendo um excelente investimento, em você e no seu futuro profissional.
*Os 7 dias serão contabilizados a partir da data de pagamento da taxa de matrícula.
Perguntas Frequentes
De acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), profissionais pós-graduados recebem cerca de 66% a mais do que seus colegas que possuem somente graduação. Ter uma especialização aumenta em torno de R$ 1.800,00 no salário, sendo que, em algumas carreiras, esse valor pode ser triplicado.
A carga horária é variável e está na descrição de cada curso.
O tempo de conclusão da sua pós vai depender do seu ritmo de estudo, com duração mínima de 6 meses até 18 meses.
*Exceto para o curso de Engenharia e Segurança do Trabalho, cuja duração mínima é de 12 meses.
A Faculdade Única recebeu nota 4 no CI-EaD (escala de 1 – 5). Mas, afinal, o que é isso? O Conceito Institucional (CI) é a nota que o Ministério da Educação (MEC) utiliza para avaliar, após a visita, todas as instalações, políticas de ensino e fatores administrativos da instituição. Isso significa que a Faculdade Única oferece ótimas condições para ofertar seus cursos e mostra como a instituição vem se fortalecendo ainda mais ao longo dos mais de 20 anos de atuação. Mais de 500 mil alunos em todo o Brasil já passaram pelo Grupo Educacional Prominas e estão atuando no mercado de trabalho.
Nossa missão é transformar vidas através da educação!
A Faculdade Única fazem parte do Grupo Prominas, um dos maiores grupos educacionais do Brasil que atuam com a oferta de educação superior há mais de 20 anos no ensino presencial e a distância, com o objetivo de transformar vidas pela educação.
EaD é a sigla para Ensino a Distância, utilizada para identificar a modalidade de ensino ocorrida em ambiente virtual, ou seja, sem a necessidade de presença física em uma universidade para o processo de aprendizagem.
Tem sim, nos termos do art. 5º do Decreto n° 5.622 de 2005: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos. Reconhecido pelo MEC, constando os nomes dos professores do curso nos históricos escolares que acompanham o certificado.
Porque essa pode ser uma estratégia eficiente para ser uma referência na sua área de atuação, já que atualmente é importante cada vez ampliar seu conhecimento e, ainda, saber em detalhes sobre um assunto específico. É sempre bom lembrar que uma especialização torna o seu currículo mais atrativo e ajuda você a aumentar sua pontuação na prova de títulos, ao participar de concursos públicos, por exemplo.