Módulo | Disciplina | CH |
---|---|---|
1 |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
|
40h |
2 |
Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses; Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade; Amostragem; Delineamentos De Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação. Resumo Científico; Artigo Científico; Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.
|
80h |
3 |
Legislação Educacional e Políticas Públicas; Legislação Educacional; Políticas Públicas; PDE; CNE; MEC; Gestão; Tipos de Gestão; Gestão Democrática; Normas e Órgãos Educacionais; LDB; PNE.
|
120h |
4 |
Evolução e tendências da administração moderna. A escola como organização educativa autônoma: a gestão; a direção; a participação coletiva. Cultura organizacional. A evolução da gestão educacional: mudança de paradigma (escola pública de administração centralizada X descentralização). Gestão democrática. Diferenças e relações entre administração e gestão. Responsabilidades e limitações do processo de gestão democrático nas escolas.
|
120h |
5 |
Teorias de Administração Escolar – Clássicas; Surge a Administração Escolar; Administração Escolar Conforme a Teoria de Taylor; Administração Escolar Conforme a Teoria de Fayol; Administração/Gestão Escolar - Quebra de Paradigmas; Transformações Sociais e Reflexos na Administração Escolar; Administração ou Gestão Escolar; Provimento do Cargo de Diretor; Gestão Escolar Democrática; Gestão Escolar Democrática-Participativa nos Contextos Legais; Plano Nacional de Educação e Gestão Democrática; A Bncc e a Gestão Democrática.
|
120h |
6 |
As Complexas Relações Humanas; Origem, Fundamento e Princípios das Relações Humanas; Relações Humanas em Diferentes Contextos; Relações Humanas no Trabalho; Relações Humanas na Escola; Ética nas Relações Humanas; Relações Intrapessoais; Relações Interpessoais; A Liderança no Contexto da Gestão Escolar; Disposições Legais sobre a Formação do Gestor Escolar; Liderança e Gestão Escolar; Competências de Líderes Eficazes; Características, Competências e Habilidades de Líderes/Gestores Escolares; Cultura, Clima e Pessoas da Organização Escola; A Escola como uma Organização; Cultura e Clima Organizacional; A Cultura e o Clima Organizacional no Espaço Escolar; Gestão das Pessoas da Escola.
|
80h |
7 |
A gestão educacional a partir dos pressupostos do Estado Moderno no Brasil, da Constituição Federal e da L.D.B. O papel da gestão democrática nos sistemas municipais, estaduais e do sistema federal e no nível escolar. A importância da participação e das ações coletivas nas equipes pedagógicas (todos aqueles que atuam em favor da gestão democrática). O sistema de Organização e Gestão da Escola. A escola como organização aprendente. Experiências brasileiras significativas.
|
80h |
8 |
Integração Escolar: Papéis e Funções dos Profissionais; Conceitos Iniciais e Funções; Integração Escolar; A Gestão Escolar e seus Conceitos e Aplicações; Conceitos e Aplicações; Responsabilidades da Gestão Escolar; A Gestão Escolar e o Uso das Tecnologias; As Tics e a Coordenação Pedagógica: Conceitos e Definições; As Novas Tecnologias na Educação.
|
80h |
9 |
Introdução ao Estudo do Planejamento; Planejamento da Educação; Desenvolvimento e Planejamento da Educação Superior; Planejamento Participativo em Educação; A Importância do Planejamento na Educação; Planejamento: do Curricular ao Instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A Avaliação Educacional como Processo Histórico Social; Avaliação e sua Importância na Educação.
|
80h |
10 |
As Concepções Educacionais e Seus Impactos nas Escolas; Escola para Elite- Escola Tradicional; Escola Para Todos – A Obrigatoriedade da Educação e a Dualidade de Ensino; Estudos Sobre a Escola e Democratização – Que Escola Queremos?; A Interdisciplinariedade e os Projetos de Trabalho; Currículo Escolar; A Bncc e o Currículo Escolar; Materiais Didáticos Versus Projetos de Trabalho – Em Busca do Alcance dos Objetivos Escolares; Clima e Cultura Organizacional; Organograma Escolar e Suas Intervenções no Contexto de Aprendizagem; Clima Organizacional na Escola Democrática; O Diretor Como Líder.
|
80h |
11 |
A tecnologia de informação no processo de ensino e aprendizagem. Edição de documentos. Publicações Digitais. Tecnologias Educacionais. Pesquisa Científica: definição, classificação e aplicação.
|
120h |
12 |
Recursos e Ferramentas na Internet. Multimídia Digital. Interação das tecnologias e mídias digitais entre alunos e professores. Aplicação de tecnologias em sala de aula e na modalidade EAD. Fatores relacionados ao uso das tecnologias e mídias digitais nas aulas.
|
120h |
13 |
Os Pilares e os Fundamentos Estruturantes da Educação; A Instituição Escolar; Fundamentos da Orientação Escolar; Fundamentos da Supervisão Escolar; Fundamentos da Inspeção Escolar; Gestão Democrática da Educação X Projeto Político-Pedagógico.
|
120h |
14 |
Desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais de liderança. Estilos de Liderança. SWOT Pessoal e Empresarial. Analise de perfis profissionais. Estratégias de Alta Performance. Gestão de Pessoas e de Resultados. Gerenciamento de projetos.
|
60h |
15 |
O Financiamento da Educação; Histórico do Financiamento da Educação no Brasil; O Financiamento da Educação Dispostos em Lei; Projetos Educacionais e Seus Financiamentos; Instituições Auxiliares; Constitucionalização da Educação e a Participação da População do Financiamento da Educação; Instituições Auxiliares na Escola – APM, Conselho de Escola e Conselho Participativo de Classe e Série; PDDE; Recursos Próprios; Responsabilidade Fiscal; Licitações: Assembleias e Prestação de Contas; CACS – Conselhos de Acompanhamento e Controle Social – (Conselho Municipal de Educação E Conselho do Fundeb).
|
80h |
16 |
Epistemologia Convergente; Introdução E Aspectos Gerais; Conhecimento Convergente E Divergente; Piaget E A Abordagem Da Epistemologia Convergente; Vigotsky E Zona De Desenvolvimento Proximal; Vigotsky E Suas Teorias; A Zona De Desenvolvimento Proximal E Suas Aplicações; Características Do Diagnóstico Participativo; Conceito De Diagnóstico Na Educação; Característica Do Diagnóstico Participativo.
|
80h |
17 |
Qualidade, Educação e Avaliação; Avaliação da Qualidade da Educação; Os Princípios e Critérios que Devem Apoiar a Avaliação da Qualidade da Educação; Avaliação Institucional: Formatos, Processos, Potencialidades e Fragilidades; Autoavaliação Institucional e Sua Importância no Ensino Superior; A Importância da Avaliação Institucional; Concepções de Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem; A Avaliação do Processo de Ensino Aprendizagem no Âmbito da Educação Superior; Técnicas e Instrumentos de Avaliação.
|
40h |
TOTAL | 1500h |
Faça Agora 2 Pós por 12×49,90 cada
Pós-Graduação EaD em
GESTÃO ESCOLAR
Área: Educação
: 1500H



Método de Formação Rápida
Início Imediato
100% Online
TCC Opcional
Conclusão em 6 meses
Convênios para estágios
Reconhecido pelo MEC
Suporte personalizado
🚀 Garanta agora a
melhor OFERTA de hoje!
Turbine seu currículo, torne-se o melhor profissional da educação e escolha as melhores instituições de ensino que você quer trabalhar.
Conheça os Detalhes do seu Curso
No curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar, você irá aprender, em uma multiplataforma de conteúdo, sobre práticas e métodos de gestão escolar e coordenação pedagógica, fundamentos da supervisão, orientação e inspeção escolar, políticas públicas educacionais e muito mais.
O que você vai Aprender
Módulo | Disciplina | CH |
---|---|---|
1 |
40h |
|
2 |
80h |
|
3 |
120h |
|
4 |
120h |
|
5 |
120h |
|
6 |
80h |
|
7 |
80h |
|
8 |
80h |
|
9 |
80h |
|
10 |
80h |
|
11 |
120h |
|
12 |
120h |
|
13 |
120h |
|
14 |
60h |
|
15 |
80h |
|
16 |
80h |
|
17 |
40h |
|
TOTAL | 1500h |
Preciso de uma tutoria online sobre o CONTEÚDO:
Aprenda com os melhores professores

Renato Porto
Doutor e Mestre em Direito pela UNESA

Alexandre Salim
Doutor em Direito

Dahyana Siman
Mestrado em Desenvolvimento Regional

Aline Carneiro
Pós doutorado em Geografia
Pós-Doutorado em Nanotecnologia

Roney Rodrigues
Pós-doutorando em Biologia Animal
Doutor em Biologia Animal

Fabiana Miraz
Pós-Doutorado Língua Portuguesa

Daniela Pala
Pós doutorado em Nutrição

Márcia de Oliveira
Doutora e Mestre em Educação
A pós-graduação é para mim?
Análise se um desses motivos faz sentido para você.
Boleto
12x R$ 149,00
12x R$ 120,00
12x R$ 120,00
Investimento Inicial de R$180,00.
- ✔️ Compra 100% Segura
- ✔️ Garantia de 7 Dias
- ✔️ Suporte Online
Cartão
12x R$ 120,00
12x R$ 99,90
12x R$ 99,90
Cartão Recorrente
Investimento Inicial de R$180,00.
Investimento Inicial de R$180,00.
- ✔️ Compra 100% Segura
- ✔️ Sem Juros
- ✔️ Sem Taxas Abusivas
- ✔️ Garantia de 7 Dias
- ✔️ Suporte Online
À VISTA
R$ 1798,20
R$ 1198,80
Investimento Inicial de R$180,00.
R$ 1198,80
Investimento Inicial de R$180,00.
- ✔️ Compra 100% Segura
- ✔️ Sem Juros
- ✔️ Sem Taxas Abusivas
- ✔️ Garantia de 7 Dias
- ✔️ Suporte Online
Garanta Agora o seu Bônus para a retomada dos Concursos em 2023
SUPER BÔNUS para acelerar seus estudos




Risco zero para o seu bolso
Se não gostar do curso por qualquer motivo, devolvemos todo seu investimento. E por que estamos fazendo isso? Por que temos mais de 489 mil profissionais satisfeitos e a certeza que com você não será diferente.
Queremos que se sinta absolutamente seguro de estar fazendo um excelente investimento, em você e no seu futuro profissional.
*Os 7 dias serão contabilizados a partir da data de pagamento da taxa de matrícula.
Perguntas Frequentes
De acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), profissionais pós-graduados recebem cerca de 66% a mais do que seus colegas que possuem somente graduação. Ter uma especialização aumenta em torno de R$ 1.800,00 no salário, sendo que, em algumas carreiras, esse valor pode ser triplicado.
A carga horária é variável e está na descrição de cada curso.
O tempo de conclusão da sua pós vai depender do seu ritmo de estudo, com duração mínima de 6 meses até 18 meses.
*Exceto para o curso de Engenharia e Segurança do Trabalho, cuja duração mínima é de 12 meses.
A Faculdade Única recebeu nota 4 no CI-EaD (escala de 1 – 5). Mas, afinal, o que é isso? O Conceito Institucional (CI) é a nota que o Ministério da Educação (MEC) utiliza para avaliar, após a visita, todas as instalações, políticas de ensino e fatores administrativos da instituição. Isso significa que a Faculdade Única oferece ótimas condições para ofertar seus cursos e mostra como a instituição vem se fortalecendo ainda mais ao longo dos mais de 20 anos de atuação. Mais de 500 mil alunos em todo o Brasil já passaram pelo Grupo Educacional Prominas e estão atuando no mercado de trabalho.
Nossa missão é transformar vidas através da educação!
A Faculdade Única fazem parte do Grupo Prominas, um dos maiores grupos educacionais do Brasil que atuam com a oferta de educação superior há mais de 20 anos no ensino presencial e a distância, com o objetivo de transformar vidas pela educação.
EaD é a sigla para Ensino a Distância, utilizada para identificar a modalidade de ensino ocorrida em ambiente virtual, ou seja, sem a necessidade de presença física em uma universidade para o processo de aprendizagem.
Tem sim, nos termos do art. 5º do Decreto n° 5.622 de 2005: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos. Reconhecido pelo MEC, constando os nomes dos professores do curso nos históricos escolares que acompanham o certificado.
Porque essa pode ser uma estratégia eficiente para ser uma referência na sua área de atuação, já que atualmente é importante cada vez ampliar seu conhecimento e, ainda, saber em detalhes sobre um assunto específico. É sempre bom lembrar que uma especialização torna o seu currículo mais atrativo e ajuda você a aumentar sua pontuação na prova de títulos, ao participar de concursos públicos, por exemplo.