Módulo | Disciplina | CH |
---|---|---|
1 |
Teorias de Administração Escolar – Clássicas; Surge a Administração Escolar; Administração Escolar Conforme a Teoria de Taylor; Administração Escolar Conforme a Teoria de Fayol; Administração/Gestão Escolar - Quebra de Paradigmas; Transformações Sociais e Reflexos na Administração Escolar; Administração ou Gestão Escolar; Provimento do Cargo de Diretor; Gestão Escolar Democrática; Gestão Escolar Democrática-Participativa nos Contextos Legais; Plano Nacional de Educação e Gestão Democrática; A Bncc e a Gestão Democrática.
|
80h |
2 |
A Escola e a Democracia... A Administração Escolar... Novos Tempos, Nova Missão; Estilos de Gestão Escolar; Mecanismos para uma Administração Escolar Democrática; Documentos que Norteiam a Prática da Gestão Escolar; Perfil Ideal do Administrador Escolar nos Dias Atuais; O Administrador Escolar e a Ética; Papéis e Funções do Administrador Escolar; Atribuições do Diretor Escolar.
|
80h |
3 |
Introdução à Estatística;,Conceitos Matemáticos;,Variáveis, Tabelas e Gráficos, Contabilidade;,Contabilidade no Setor Público;,Contabilidade Aplicada à Educação, por uma Gestão Financeira Eficiente.
|
80h |
4 |
Administração Estratégica; Evolução do Conceito do Planejamento Estratégico à Administração Estratégica; Os Stakeholders: Identificação das Partes Interessadas e Suas Necessidades; Entendimento e Definição de Negócio, Valores, Missão, Visão; Análises Ambientais; Análise do Ambiente Externo: Conceitos Importantes; Análise do Macroambiente: Econômico, Sociocultural, Político-Legal, Demográfico, Tecnológico e Global; Análise do Ambiente Setorial: Fornecedores, Concorrentes, Clientes e Mercado Alvo; Análise do Ambiente Interno: Conceitos Importantes; Análise do Ambiente Interno e suas Funções Essenciais: Produção, Recursos Humanos, Marketing, Finanças e P&D; Integração das Análises e Estratégias Empresariais; As Cinco Forças Competitivas de Porter e a Elaboração de Cenários; Matriz SWOT e a Elaboração de Cenários; Alguns Tipos de Estratégias; Monitoramento e Melhoria.
|
80h |
5 |
O Financiamento da Educação; Histórico do Financiamento da Educação no Brasil; O Financiamento da Educação Dispostos em Lei; Projetos Educacionais e Seus Financiamentos; Instituições Auxiliares; Constitucionalização da Educação e a Participação da População do Financiamento da Educação; Instituições Auxiliares na Escola – APM, Conselho de Escola e Conselho Participativo de Classe e Série; PDDE; Recursos Próprios; Responsabilidade Fiscal; Licitações: Assembleias e Prestação de Contas; CACS – Conselhos de Acompanhamento e Controle Social – (Conselho Municipal de Educação E Conselho do Fundeb).
|
80h |
6 |
Procedimentos Contábeis Orçamentários; Princípios Orçamentários; Receita Orçamentária; Procedimentos Contábeis Patrimoniais; Contabilidade Pública; Patrimônio Público; Ativo e Seus Elementos; Passivo e Seus Elementos; Patrimônio Líquido e Suas Variações; Procedimentos Contábeis Patrimoniais; Atualizações das Normas Brasileiras de Contabilidade – Efeitos a Partir de 2019 – Técnicas Do Setor Público (Nbc Tsp); Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público; Balanço Patrimonial; Balanço Orçamentário; Balanço Financeiro; Demonstrações das Variações Patrimoniais; Demonstrações dos Fluxos de Caixa; Nbc T Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; Contabilidade do Terceiro Setor;
|
80h |
7 |
Evolução e tendências da administração moderna. A escola como organização educativa autônoma: a gestão; a direção; a participação coletiva. Cultura organizacional. A evolução da gestão educacional: mudança de paradigma (escola pública de administração centralizada X descentralização). Gestão democrática. Diferenças e relações entre administração e gestão. Responsabilidades e limitações do processo de gestão democrático nas escolas.
|
80h |
8 |
Projetos na Escola e Questões Norteadoras; Um Histórico das Políticas Educacionais; Histórico das Legislações e das Relações com as Políticas Públicas no Brasil; O Papel da Gestão Escolar Democrática Frente ao PPP; Gestão Democrática e seus Tipos; Princípios Norteadores e Desafios Enfrentados em uma Gestão Democrática.
|
80h |
9 |
As Complexas Relações Humanas; Origem, Fundamento e Princípios das Relações Humanas; Relações Humanas em Diferentes Contextos; Relações Humanas no Trabalho; Relações Humanas na Escola; Ética nas Relações Humanas; Relações Intrapessoais; Relações Interpessoais; A Liderança no Contexto da Gestão Escolar; Disposições Legais sobre a Formação do Gestor Escolar; Liderança e Gestão Escolar; Competências de Líderes Eficazes; Características, Competências e Habilidades de Líderes/Gestores Escolares; Cultura, Clima e Pessoas da Organização Escola; A Escola como uma Organização; Cultura e Clima Organizacional; A Cultura e o Clima Organizacional no Espaço Escolar; Gestão das Pessoas da Escola.
|
80h |
TOTAL | 720h |
Faça Agora 2 Pós por 12×49,90 cada
Pós-Graduação EaD em
ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE ESCOLAR
Área: Negócios, administração e direito
: 720H



Método de Formação Rápida
Início Imediato
100% Online
TCC Opcional
Conclusão em 6 meses
Convênios para estágios
Reconhecido pelo MEC
Suporte personalizado
🚀 Garanta agora a
melhor OFERTA de hoje!
Desenvolva uma visão mais estratégica das suas atividades empresariais e consiga promoções e cargos mais altos na empresa, além de abrir portas para novas experiências de trabalho.
Conheça os Detalhes do seu Curso
O curso Pós-Graduação em Administração e Contabilidade Escolar conta com professores altamente capacitados e aborda temas atuais ligados à gestão escolar democrática, análise do macroambiente sociocultural econômico e a história do financiamento da educação no Brasil, reforçando assuntos relevantes para a atuação na área.
O que você vai Aprender
Módulo | Disciplina | CH |
---|---|---|
1 |
80h |
|
2 |
80h |
|
3 |
80h |
|
4 |
80h |
|
5 |
80h |
|
6 |
80h |
|
7 |
80h |
|
8 |
80h |
|
9 |
80h |
|
TOTAL | 720h |
Preciso de uma tutoria online sobre o CONTEÚDO:
Aprenda com os melhores professores

Renato Porto
Doutor e Mestre em Direito pela UNESA

Alexandre Salim
Doutor em Direito

Dahyana Siman
Mestrado em Desenvolvimento Regional

Aline Carneiro
Pós doutorado em Geografia
Pós-Doutorado em Nanotecnologia

Roney Rodrigues
Pós-doutorando em Biologia Animal
Doutor em Biologia Animal

Fabiana Miraz
Pós-Doutorado Língua Portuguesa

Daniela Pala
Pós doutorado em Nutrição

Márcia de Oliveira
Doutora e Mestre em Educação
A pós-graduação é para mim?
Análise se um desses motivos faz sentido para você.
Boleto
12x R$ 149,00
12x R$ 120,00
12x R$ 120,00
Investimento Inicial de R$180,00.
- ✔️ Compra 100% Segura
- ✔️ Garantia de 7 Dias
- ✔️ Suporte Online
Cartão
12x R$ 120,00
12x R$ 99,90
12x R$ 99,90
Cartão Recorrente
Investimento Inicial de R$180,00.
Investimento Inicial de R$180,00.
- ✔️ Compra 100% Segura
- ✔️ Sem Juros
- ✔️ Sem Taxas Abusivas
- ✔️ Garantia de 7 Dias
- ✔️ Suporte Online
À VISTA
R$ 1798,20
R$ 1198,80
Investimento Inicial de R$180,00.
R$ 1198,80
Investimento Inicial de R$180,00.
- ✔️ Compra 100% Segura
- ✔️ Sem Juros
- ✔️ Sem Taxas Abusivas
- ✔️ Garantia de 7 Dias
- ✔️ Suporte Online
Garanta Agora o seu Bônus para a retomada dos Concursos em 2023
SUPER BÔNUS para acelerar seus estudos




Risco zero para o seu bolso
Se não gostar do curso por qualquer motivo, devolvemos todo seu investimento. E por que estamos fazendo isso? Por que temos mais de 489 mil profissionais satisfeitos e a certeza que com você não será diferente.
Queremos que se sinta absolutamente seguro de estar fazendo um excelente investimento, em você e no seu futuro profissional.
*Os 7 dias serão contabilizados a partir da data de pagamento da taxa de matrícula.
Perguntas Frequentes
De acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), profissionais pós-graduados recebem cerca de 66% a mais do que seus colegas que possuem somente graduação. Ter uma especialização aumenta em torno de R$ 1.800,00 no salário, sendo que, em algumas carreiras, esse valor pode ser triplicado.
A carga horária é variável e está na descrição de cada curso.
O tempo de conclusão da sua pós vai depender do seu ritmo de estudo, com duração mínima de 6 meses até 18 meses.
*Exceto para o curso de Engenharia e Segurança do Trabalho, cuja duração mínima é de 12 meses.
A Faculdade Única recebeu nota 4 no CI-EaD (escala de 1 – 5). Mas, afinal, o que é isso? O Conceito Institucional (CI) é a nota que o Ministério da Educação (MEC) utiliza para avaliar, após a visita, todas as instalações, políticas de ensino e fatores administrativos da instituição. Isso significa que a Faculdade Única oferece ótimas condições para ofertar seus cursos e mostra como a instituição vem se fortalecendo ainda mais ao longo dos mais de 20 anos de atuação. Mais de 500 mil alunos em todo o Brasil já passaram pelo Grupo Educacional Prominas e estão atuando no mercado de trabalho.
Nossa missão é transformar vidas através da educação!
A Faculdade Única fazem parte do Grupo Prominas, um dos maiores grupos educacionais do Brasil que atuam com a oferta de educação superior há mais de 20 anos no ensino presencial e a distância, com o objetivo de transformar vidas pela educação.
EaD é a sigla para Ensino a Distância, utilizada para identificar a modalidade de ensino ocorrida em ambiente virtual, ou seja, sem a necessidade de presença física em uma universidade para o processo de aprendizagem.
Tem sim, nos termos do art. 5º do Decreto n° 5.622 de 2005: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos. Reconhecido pelo MEC, constando os nomes dos professores do curso nos históricos escolares que acompanham o certificado.
Porque essa pode ser uma estratégia eficiente para ser uma referência na sua área de atuação, já que atualmente é importante cada vez ampliar seu conhecimento e, ainda, saber em detalhes sobre um assunto específico. É sempre bom lembrar que uma especialização torna o seu currículo mais atrativo e ajuda você a aumentar sua pontuação na prova de títulos, ao participar de concursos públicos, por exemplo.